Dicas para as nossas trilheiras
18/11/2022
Dicas básicas para os que querem iniciar nas atividades ao ar livre.
18/11/2022
Dicas para as nossas trilheiras
18/11/2022
Dicas básicas para os que querem iniciar nas atividades ao ar livre.
18/11/2022

Equipamentos e alimentação

Calçado

Calçado: Lembre-se que a parte do seu corpo que vai levar você para a caminhada deve ser bem tratada e cuidada. Utilizar aquele tênis mais velho com o solado liso para pôr na trilha é um erro que poderá custar caro. O calçado ideal para se caminhar na natureza deve ser leve, respirável, impermeável e com um solado que garanta a aderência necessária para os diversos tipos de solo que você pisará (pedras molhadas, lama, cascalho, areia, barro seco, raízes, etc.).

Há dois tipos básicos de calçados para trilhas, as botas de trekking e os tênis de trekking. Particularmente, por proporcionarem maior estabilidade para os tornozelos, prevenindo ou minimizando a ocorrência de entorses e mantendo os pés secos, recomenda-se o uso das botas. Se você efetivamente não se adaptar com elas ou realmente não gostar de utilizá-las, opte pelo tênis. As boas botas de trekking são equipamentos que não custam barato, contudo, duram muito tempo. Escolha a sua utilizando os critérios que elenquei (leve, impermeável, respirável, maleável e com boa aderência), contudo, o mais importante deles é o conforto. Peça pelo menos um número acima do seu. Nada de usar botas justas no pé, pois após um dia de caminhada seus pés estarão inchados e isto poderá causar lesões, calos e desconforto acentuado.

Uma boa dica é, ao provar suas botas, colocar os pés totalmente para frente e introduzir o seu dedo médio entre o calcanhar e a parte interna da bota, Se você conseguir ter esse espaço de sobra já é o suficiente. Outra dica é calçar as botas, ajustar o cadarço e inclinar-se para frente como se estivesse dando um passo; o seu dedão não pode encostar no bico da bota. Lembre-se que seus pés não possuem um único tamanho, pois ele varia se você está sentado ou em pé, se está parado, caminhando ou correndo e se for de manhã ou à noite. Por esses motivos recomenda-se que você prove as botas na loja no final do dia, pois seus pés estarão mais inchados, utilizando as meias que você utilizará nas caminhadas e, efetivamente, caminhe bastante por dentro da loja. Sinta se está confortável ou se está "pegando" em algum ponto. Lembre-se que as botas cedem um pouco na largura, mas nunca no comprimento do pé.
Meias: Utilize meias de materiais sintéticos. As melhores são de Coolmax. Uma boa escolha são as meias da Marca Selene para trekking, pois são confortáveis, duram muito e custam barato. Faça uma busca nas lojas virtuais onde são facilmente encontradas.

Calças: As melhores são as de materiais sintéticos e específicas para a atividade, pois são leves, secam muito rápido e confortáveis. Você encontra modelos que as pernas podem ser retiradas, virando uma bermuda.

Camisetas:  Use camisetas com tecidos sintéticos tipo Dryfit, que mantém o conforto expulsando o suor e secando rapidamente. As de algodão são mais confortáveis no início, mas retém o suor no decorrer da atividade, tornando-se pesadas.

Mochila: Tenha uma mochila média de até 24 litros exclusiva para fazer trilhas. Nela você poderá guardar os equipamentos pequenos e carregar seu lanche, água, etc. Há modelos com capa de chuva embutida, que sao ótimas! As melhores são resistentes a água, o que, junto com a capa de chuva, formam um belo conjunto protetor para os seus equipamentos quando você for surpreendido pelo mau tempo. É um equipamento que dura anos, se for de boa qualidade.

Agasalhos: Como estamos falando de equipamentos básicos, você deverá ter, dependendo da temperatura ambiente, pelo menos um fleece e uma parka. Se a temperatura estiver muito baixa, utilize, também, uma segunda pele. Essas três camadas manterão seu corpo aquecido. Utilize primeiro a segunda pele, em seguida o fleece e, por último, a parka.

Chapéu e óculos de sol: Os chapéus australianos ou os bonés modelo legionário protegem bem do sol. Na falta deles, utilize um boné normal, mesmo. O importante é estar protegido do sol.
Bastões de caminhada: São muito úteis em longas caminhadas, onde o ideal é utilizar um em cada mão. Para trilhas curtas pode ser utilizado apenas um para apoio. A maioria das pessoas não os utilizam em trilhas curtas.

Capa de chuva: há modelos tipo poncho que cobrem, inclusive, a mochila. Deve-se carregá-las sempre, como parte dos seus equipamento rotineiros, pois o tempo pode mudar rapidamente durante a caminhada e é melhor estar prevenido.
Pochete: Muito úteis para levar itens pessoais e equipamentos eletrônicos, como celulares, máquinas fotográficas, carteira, etc.

Garrafinha de água: Você poderá optar por um squeeze (ou caraminhola), um cantil ou uma bolsa de hidratação, que ficará dentro da mochila somente com a mangueirinha para o lado de fora. Um macete interessante é congelar as garrafinhas de água. Na medida que a caminhada vai evoluindo o gelo vai derretendo e você terá água gelada por um bom tempo.

Kit de primeiros socorros: Gaze, micropore, atadura, soro fisiológico e povidine, além de seus remédios habituais para dor e alergias.

Outros itens que completam o seu kit:
Apito, bandana, canivete, lanterna, isqueiro, filtro solar, repelente, pilhas extras e alguma forma de comunicação, como celular ou rádio.

Alimentação:

Se você está programando participar de uma trilha mais pesada, leve um lanche reforçado para consumir durante a caminhada. Além de ser um dos pontos altos da trilha, você estará garantindo a energia para concluir a atividade sem passar mal. Barrinhas de cereais são úteis para petiscar durante a trilha, mas não garantem a energia que você necessita.

Uma boa receita de sanduíche é utilizando pão sírio com queijo polenguinho, alface, picles, tomate seco e peito de peru defumado em fatias. Nenhum desses ingredientes se deteriorará rapidamente e você terá um sanduíche saboroso para consumir. Evite requeijão, presunto cozido e outras coisas que podem estragar fora da refrigeração.

Chocolate também é uma boa fonte rápida de energia. Leve, também, sucos congelados para beber na hora do lanche.

Um sanduiche doce também é interessante de ter na mochila, junto com um toddynho para acompanhar. Dependendo da duração da trilha você precisará de mais de um lanche.

Água: Deve-se levar sempre o suficiente, se a trilha é de até um dia. Caso necessite captar água no ambiente, procure uma fonte de água cristalina, que esteja afastada de fontes de contaminação e utilize uma pastilha de cloro (clor inn), comprada facilmente nas lojas de equipamentos de aventura. Utilize uma pastilha de cloro para um litro de água, espere o tempo recomendado pelo fabricante e pronto! Voce terá água potável.
Equipamentos e alimentação
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Ler mais
×