CAMINHO DE SANTIAGO


Pretendo com esta página fornecer uma “luz inicial” para aquelas pessoas que desejam percorrer o Caminho de Santiago. Longe de tentar esgotar o assunto ou querer demonstrar algum tipo de sabedoria superior acerca do tema, falo por mim, pelas minhas experiências e embasado no conhecimento que consegui acumular nas quatro vezes que tive a felicidade de caminhar por lá. Foram duas vezes pelo Caminho Francês, partindo de Saint Jean Pied de Port (França), uma vez pelo Caminho Primitivo, partindo de Oviedo (Norte da Espanha) e uma vez pelo Caminho Português, partindo da Cidade do Porto, em Portugal. Sempre que tenho a oportunidade, ofereço esta experiência aos novos peregrinos que decidem tirar a ideia dos arquivos de desejos futuros  e pôr em prática esta que, sem a menor dúvida, se tornará uma das experiências mais marcantes de suas vidas.

Concentrarei aqui os esforços no Caminho Francês, por ser o mais conhecido e, geralmente, a porta de entrada para o mundo peregrino.

Normalmente começo as orientações dizendo que o primeiro passo para se fazer o Caminho de Santiago é o despertar do interesse, aquele “estalo” inicial que chama a nossa atenção para algo que, até então, soa como uma coisa praticamente inconcebível. Afinal, só mesmo uma pessoa fora do juízo caminharia 800km...

Esta fase segue com as leituras de praxe. Muitos leem “O Diário de um Mago”, de Paulo Coelho, “O Caminho de Santiago”, de Sérgio Reis, dentre muitos outros livros dos Peregrinos que decidiram eternizar a experiência desta forma. Além dos livros, filmes como “The Way” e dezenas de outros vídeos postados no Youtube também fazem parte do menu. Enfim, o futuro peregrino consome qualquer informação que apareça na frente; normal, para satisfazer a curiosidade inicial.

A segunda fase é a crucial: A decisão.  É o momento que o caminho começa a se tornar realidade de fato. Esta fase deve vir acompanhada de uma data, a compra das passagens e um planejamento. Sim, nesta ordem! Com as passagens compradas voce terá que se planejar, de uma forma ou de outra. A partir daí o caminho inicia de uma vez por todas! Lembre-se, estudos comprovam que cada hora de planejamento economiza de 3 a 4 horas na execução.

A terceira e última fase é a da execução. É a realização do sonho!!

Para ajuda-lo a chegar em Santiago de Compostela, procurarei escrever isento do romantismo e abstratismo que normalmente envolvem o assunto. O Caminho de Santiago é algo incrível que voce poderá fazer para o seu engrandecimento pessoal e que irá marcá-lo por toda a sua vida, contudo, está longe de ser algo se faça flutuando sobre uma nuvenzinha branca ou um tapete mágico. Voce caminhará efetivamente cada metro do Caminho sobre trilhas, calçadas, estradas rurais, pedras, lama, asfalto, cascalho, grama, subidas e descidas.

Como nao sou dono da verdade, logicamente, há pessoas que discordarão de alguma dica ou outra aqui apresentada. Caberá a você ouvir as duas informações e definir qual o estilo que desejará seguir. Você poderá colaborar, também, com as informações aqui prestadas; terei o maior prazer em acrescentar ou corrigir o que escrevi.

Para ajuda-lo na realização deste sonho, dividi esta seção em tópicos, procurando ser o mais pragmático possível; basta clicar para acessar o conteúdo. Ao final, reúna as suas dúvidas e encaminhe um e-mail pelo “contato”, aqui do site, que terei o maior prazer em ajuda-lo por e-mail ou pessoalmente.

  1. Caminho de Santiago: Um pouco de história.
  2. Preparaçao física.
  3. Equipamentos: O que levar?
  4. Como chegar em San Jean Pied de Port ou Roncesvalles?
  5. Programação financeira.
  6. Sugestão de etapas a cumprir com uma programação de 30 dias.
  7. Dicas práticas: prevenção e Tratamento de bolhas nos pés, alimentação durante o caminho, hidratação, etc.


" Que a estrada se abra a sua frente.

Que o vento sopre levemente em suas costas.
Que o sol brilhe morno e suave em sua face.
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
e até que nos encontremos de novo,
que Deus lhe guarde nas palmas de Suas mãos."

                                                              (Prece Irlandesa)


BUEN CAMINO! ULTREYA!