Equipamentos e alimentação
18/11/2022
Cânions Itaimbezinhoe Forlateza
24/05/2024
Equipamentos e alimentação
18/11/2022
Cânions Itaimbezinhoe Forlateza
24/05/2024

Dicas básicas para os que querem iniciar nas atividades ao ar livre.

Nenhuma atividade junto a natureza deve ser realizada sem o mínimo de conhecimento do local que se vai percorrer, equipamentos, materiais específicos e noções básicas de conservaçao ambiental.

Se você decidiu por iniciar a prática de caminhadas junto a natureza, ou trilhas, como costumamos falar, procure se preparar tecnicamente e adquira o mínimo necessário de equipamentos que garantam uma caminhada segura e confortável.

Vamos nos ater as dicas básicas para quem vai iniciar esta prática em grupos, mais precisamente no nosso Grupo. Se você quiser praticar caminhadas autônomas, esteja ciente que os equipamentos deverão ser equalizados para este fim. Nas caminhadas em grupos, normalmente, os organizadores possuem alguns itens que podem servir a todos, em caso de necessidade.

Há uma infinidade equipamentos que podem ser adquiridos. Os itens abaixo não precisam ser comprados de uma só vez. Você poderá comprar o básico para acompanhar uma trilha em grupo de poucas horas, que seria o calçado e uma mochila. O restante você vai adquirindo com o tempo e com a empolgação.

Mínimo Impacto Ambiental:

1. Caminhe sempre por trilhas demarcadas, evitando sair do seu traçado a fim de que o mesmo não se alargue.

2. Na ausência de trilhas o correto é andar com o grupo espalhado evitando a formação de novos caminhos.

3. Todo lixo produzido, inclusive o orgânico, deve ser trazido de volta.

4. Tire apenas fotos, deixe no máximo suas pegadas e leve as lembranças somente na memória.

5. Não devemos extravasar nossas energias gritando ou fazendo barulho. Devemos sempre nos conter e manter silêncio, pois assim temos mais oportunidade de observar a vida silvestre. Para extrapolar nossas energias vale mais a pena caminhar, escalar e tantas outras atividades.

6. Coletar pequenos suvenires, como: pedras, flores, conchas, dentre outros, degrada o ambiente, porque o conjunto desses elementos representa a beleza e a condição natural de cada lugar.

7. Não faça fogueiras, as fogueiras geralmente são extremamente danosas ao solo, causando a morte dos microorganismos que propiciam a vida de outros seres. A longo prazo afetam-no de tal maneira que nada mais nasce ali sem que haja um manejo. Portanto, a marca se torna permanente. O fogo pode ser ainda mais destrutível quando foge do controle. Uma fogueira pode se transformar em um incêndio florestal.

8. Quando estamos em ambiente natural devemos observar os animais a distância, sem interferir.

9. Alimentar os animais silvestres só traz problemas. Você pode provocar uma mudança do hábito alimentar, trazendo consequências negativas a saúde deles. Eles também podem se acostumar com o tipo de comida que lhes oferecemos, alterando seu hábito de buscar comida na natureza, aumentando a possibilidade de vir em busca de alimento onde há presença humana. Aí, então, eles não medem esforços para conseguir o que querem, rasgam barracas, mochilas etc.

10. Também é importante lembrar que os animais domésticos podem ser uma ameaça aos ambientes naturais! É proibido por lei, em determinadas Unidades de Conservação, o ingresso de visitantes com seus animais de estimação, como cães e gatos. Essa proibição toma como base o fato que eles podem levar doenças aos animais que vivem em ambiente natural. Outro fator é que os animais domesticados , naturalmente, possuem instinto e, quando se deparam com outro animal, reações como perseguir ou ser perseguido são comuns.

SEJA CONSCIENTE. AJA CONSCIENTEMENTE!!

 Fonte: Dicas de mínimo impacto extraídas do curso de condutores ambientais da ABETA.

Dicas básicas para os que querem iniciar nas atividades ao ar livre.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Ler mais
×