Meias: Utilize meias de materiais sintéticos. As melhores são de Coolmax. Uma boa escolha são as meias da Marca Selene para trekking, pois são confortáveis, duram muito e custam barato. Faça uma busca nas lojas virtuais onde são facilmente encontradas.
Calças: As melhores são as de materiais sintéticos e específicas para a atividade, pois são leves, secam muito rápido e confortáveis. Você encontra modelos que as pernas podem ser retiradas, virando uma bermuda.
Camisetas: Use camisetas com tecidos sintéticos tipo Dryfit, que mantém o conforto expulsando o suor e secando rapidamente. As de algodão são mais confortáveis no início, mas retém o suor no decorrer da atividade, tornando-se pesadas.
Mochila: Tenha uma mochila média de até 24 litros exclusiva para fazer trilhas. Nela você poderá guardar os equipamentos pequenos e carregar seu lanche, água, etc. Há modelos com capa de chuva embutida, que sao ótimas! As melhores são resistentes a água, o que, junto com a capa de chuva, formam um belo conjunto protetor para os seus equipamentos quando você for surpreendido pelo mau tempo. É um equipamento que dura anos, se for de boa qualidade.
Agasalhos: Como estamos falando de equipamentos básicos, você deverá ter, dependendo da temperatura ambiente, pelo menos um fleece e uma parka. Se a temperatura estiver muito baixa, utilize, também, uma segunda pele. Essas três camadas manterão seu corpo aquecido. Utilize primeiro a segunda pele, em seguida o fleece e, por último, a parka.
Chapéu e óculos de sol: Os chapéus australianos ou os bonés modelo legionário protegem bem do sol. Na falta deles, utilize um boné normal, mesmo. O importante é estar protegido do sol.